Time de Emergencistas completo para 2019!!!

por Eduardo João
Médico Residente do 3º ano de Medicina da Emergência do HCFMUSP
Médico Assistente do Pronto Socorro do Hospital Universitário da USP

 

 

Para celebrar o terceiro ano letivo em atividade, iniciado em março de 2019, nós Residentes de Medicina de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo registramos a tradicional foto anual nas dependências da FMUSP.

Após muitos anos de lutas pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), somente em 2016 o Brasil reconheceu a Residência de Medicina de Emergência como Especialidade Médica, a despeito de já existir há mais de meio século nos EUA, por exemplo.

Em 2017 iniciamos o Primeiro Ano do Programa aqui na Faculdade de Medicina da USP, com 12 (doze) vagas anuais e 03 (três) anos de duração, sendo, portanto, o maior Programa desta Especialidade com 36 (trinta e seis) vagas distribuídas nos 03 (três) anos.

Em março de 2019, com o ingresso dos 12 (doze) novos R1s, realizamos o sonho de registrar nossa fotografia com as três gerações de futuros Emergencistas do HCFMUSP!!! (Infelizmente nem todos estão na foto, pois alguns estão em Estágios Externos, como na Europa e EUA, por exemplo).

Nosso Programa chega ao Terceiro Ano com mais vigor do que nunca, com Estágios nas Unidades de Emergência dos diversos Institutos do HCFMUSP (ICHC – Instituto Central, INCOR – Instituto do Coração, IOT – Instituto de Ortopedia e Traumatologia, ICR – Instituto da Criança, ICESP – Instituto do Câncer e IPQ – Instituto de Psiquiatria) além de Estágios Externos, como no GRAU (Atendimento Pré-Hospitalar – Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), HIAE – Hospital Israelita Albert Einstein e HU – Hospital  Universitário da USP.

Além dos cenários assistenciais completamos este ano nosso Treinamento Teórico-Prático com Simulações no Laboratório de Habilidades da FMUSP (LabHab), Programa de Treinamento de Procedimentos em Cadáveres na Anatomia da FMUSP, Treinamento em Ultrassonografia Point-of-Care além das sessões semanais às quartas-feiras de Discussões Teóricas, ECG Weekly e as Plataformas Digitais interativas de aprendizado.

Com um Programa robusto, um Staff qualificado e três gerações de Residentes comprometidos com a Medicina de Emergência no Brasil, temos ainda muito a construir, mas a certeza de que o maior beneficiário desta apaixonante especialidade sairá vencedor:

O Paciente que procura o Departamento de Emergência!