Apresentação do Curso de Medicina de Emergência 2021

Apresentação do Curso de Medicina de Emergência 2021

Prezados Alunos,

É com muita satisfação que apresentamos a edição 2021 do curso de Medicina de Emergência.

São muitos os motivos que levam um paciente até um Pronto Socorro. As emergências médicas são as mais diversas, podendo se apresentar nas formas comuns ou raras. Por isso, o emergencista tem o desafio do diagnóstico rápido, precisando saber qual exame realmente é essencial, além de prever as complicações potenciais de cada caso e agir no tempo certo e em equipe. Ainda mais, o paciente nem sempre está em condição de expor seus padrões normais de saúde, o que pode agravar quadros e restringir tratamentos.

Definitivamente, é um cenário bastante desafiador, exigindo do emergencista conhecimentos variados, profundos e atualizados.

Por este motivo, o Curso de Medicina de Emergência foi detalhadamente desenvolvido pela Disciplina de Emergências Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – FMUSP; pensado com o objetivo de preparar o emergencista para uma atuação segura no Pronto Socorro, de forma que termine o plantão com a confiança de que fez o melhor pelo seu paciente.

Dessa forma, o programa foi concebido com mais de 150 horas, distribuídos em 10 módulos, podcasts, questões de autoavaliação, bem como discussões de casos, fóruns online e apresentação dos protocolos institucionais do Hospital das Clínicas da FMUSP. Além disso, ao se inscrever, o aluno receberá a 15a. edição do livro Medicina de Emergência – Abordagem Prática, da Editora Manole. O envio será feito somente para endereços no Brasil. As aulas serão ministradas por médicos do pronto-socorro do HC-FMUSP, da FMUSP e de instituições convidadas. Todos os palestrantes convidados participam ativamente de ensino, pesquisa e principalmente da assistência ao doente no pronto-socorro e ao doente crítico.

A disciplina de Emergências Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo é conhecida pelo seu conceituado programa de pós-graduação e é responsável pelo maior programa de residência médica em Medicina de Emergência.

Aguardamos vocês no curso!

Inscreva-se: www.emergenciausp.com.br/curso

Abraços,

Coordenação Científica:

Prof. Dr. Irineu Tadeu Velasco
Prof. Dr. Heraldo Possolo de Souza
Dr. Rodrigo Antonio Brandão Neto
Dr. Julio F. M. Marchini
Dr. Lucas Oliveira Marino